quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

SONG - GRUPO DE CANTO


 
Secretaria Municipal de Educação
Coordenação Pedagógica






                                                                         Ensaio do grupo na Escola Recanto Infantil



Com a nova Lei para a Educação básica, que institui a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas, as escolas Recanto Infantil e Parque dos Coqueiros, através da coordenação pedagógica, criam um Grupo de Canto, oferecendo aos alunos a oportunidade de estarem em contato, mais diretamente, com a música, aprendendo e desenvolvendo habilidades musicais.

Além de trabalhar sons e ritmos, já está comprovado que a música ajuda no aprendizado, pois, além de estimular o intelecto da criança, contribui no desenvolvimento de atitudes comportamentais e na disciplina, pela sua capacidade de adentrar os campos da alma. Além disso, outros benefícios a música traz: Desenvolve a coordenação motora, promove o trabalho em grupo, aguça a sensibilidade, ajuda na facilidade de expressão de crianças tímidas e aumenta a autoestima.

O Grupo SONG estreou no lançamento do Projeto EDUCASOM, no dia 03 de agosto de 2012, quando cantou com muito entusiasmo a música ‘Era uma Vez’, de Sandy e Júnior. 

O Grupo é composto por crianças e adolescentes, do 4º e 5º ano da escola, com idade entre 10 e 14 anos. Os encontros para ensaio acontecem nas escolas, tanto no próprio turno de estudo das crianças como também, se necessário, em turno oposto.

A intenção do projeto é aperfeiçoar cada vez mais o grupo e, além de trabalhar com músicas que trazem mensagens construtivas e educativas, introduzir técnicas vocais e alguns instrumentos musicais.

Atualmente, a escola está introduzindo a flauta, como complemento à musicalização, para alguns alunos interessados do grupo. O desafio é envolver também os estudantes que não demonstram interesse algum, inclusive pelos estudos, por acreditarmos que a música tem o poder de incentivar esses alunos a participarem não só das aulas de canto, como também de se envolverem nos estudos.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário