sábado, 4 de agosto de 2012

Projeto Interdisciplinar EducaSom





Escola Municipal Recanto Infantil
                               
 

 Projeto Interdisciplinar

EducaSom


Professor Adroaldo Torres de Deus
2012


APRESENTAÇÃO

A Música é um fenômeno universal, que está presente na história de todos os povos. E, desde a antiguidade, faz parte do dia-a-dia das comunidades, manifestando-se, de diversas formas, em ritos, festas e celebrações das mais diversas. A música tem um papel primordial como forma de lazer e na socialização das pessoas, pois ela cria e reforça laços sociais e vínculos afetivos. Além disso, a música exerce um relevante papel na formação cultural das pessoas, por meio do repasse de ideias, informações e conceitos, servindo para o aprimoramento do aprendizado.
A música, além de ser uma das formas de comunicação entre os indivíduos, pode atingir os afetos e sentimentos, incitando os alunos a expressarem suas emoções. Faz-se necessário explorar a temática da música na escola, já que o trabalho com a mesma possibilita ao educando o contato, a observação, a percepção auditiva, assim como oferecer atividades dinâmicas no fazer diário, possibilitando seu desenvolvimento e sua percepção de mundo.

JUSTIFICATIVA

O “Projeto EducaSom” surgiu da necessidade de proporcionar ao nosso alunado atividades através de músicas que fazem parte do seu dia-a-dia, incentivando-o em vários aspectos, como a leitura e a expressão oral. Surge, a partir daí, uma gama de possibilidades de ações e trabalhos que podem ser realizados, inclusive com foco nos valores e nas boas regras de convívio. É de amplo conhecimento que a vivência musical dentro da Escola possibilita o trabalho das emoções, o desenvolvimento da sensibilidade, a percepção auditiva, a sociabilidade, entre tantas outras coisas. Por meio da Educação Musical, há a possibilidade de se proporcionar aos educandos a vivência com outros contextos socioculturais. Destaca-se, ainda, a oportunidade de ampliação da bagagem cultural com o aprendizado de músicas variadas.

OBJETIVO GERAL

Promover ao educando um contato sistematizado com o universo musical, desenvolvendo o gosto pela música e reconhecendo-a como elemento da cultura popular.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Desenvolver a percepção auditiva e a memória musical;
  • Conhecer a utilização da música em épocas e sociedades distintas;
  • Criar relação entre as músicas populares como preservação da cultura popular.

COMPETÊNCIAS


         Língua Portuguesa

  • Criar paródias de músicas;
  • Ler e interpretar letras de músicas diversas;
  • Dramatizar letras de músicas;
  • Cantar diversos tipos e estilos musicais.
  • Compreender a linguagem musical.


          Matemática

  •   Criar músicas envolvendo problemas matemáticos e operações diversas, relacionando-as a diversos conteúdos.


          Ciências

  •  Utilizar letras de músicas para sensibilização;
  • Criar paródias mostrando o cuidado com o ar;
  • Adquirir o hábito de ouvir;
  • Perceber os sons produzidos pelo corpo, os sons produzidos pela natureza etc.


          Geografia      

  • Relacionar músicas com as regiões brasileiras;
  • Utilizar letras de músicas na introdução de alguns conteúdos.


          História

  • Ter contato com a história musical brasileira, a riqueza musical que existe no Brasil e no mundo, e a infinidade de ritmos existentes;
  • Conhecer as variações rítmicas de acordo com as regiões;
  • Relacionar fatos históricos com letras de músicas.


Artes

  •  Confeccionar uma bandinha;
  • Dramatizar música através de fantoches;
  • Criar paródias, desenhos etc.;
  • Promover o primeiro festival de música e/ou Concurso de Calouros.



DURAÇÃO: 1 unidade


PLANO DE AÇÃO

 
O QUÊ?
QUEM?
QUANDO?

Cantar com os alunos diferentes ritmos e variações musicais.


Todas as turmas


Durante todo o semestre

Criação de paródias com músicas infantis que fazem parte da rotina dos alunos.


Livre


Durante todo o semestre


Leitura e interpretação de músicas


Todas as turmas


Durante todo o semestre

Pesquisa sobre autores de algumas músicas.

Turma da professora Luciana



Durante todo o semestre


Coreografias

Turma da professora Nalígia

Durante todo o semestre


Danças

Turma da professora Sônia


Durante todo o semestre


Ilustração de músicas diversas

Turma das professoras Julimar, Lourdes, Rita, Valda e Renilda


Durante todo o semestre


Confecção de instrumentos musicais

Turma da professora Dalvany

Durante todo o semestre


Encenações

Livre


Durante todo o semestre


Repente

Livre


Durante todo o semestre


RECURSOS QUE PODERÃO SER UTILIZADOS
       Bambu, Pedrinhas, Latas de refrigerante, coco maduro, corda, cabo de vassoura, galho de  árvore, tampinhas, Bambu, conchinhas, latas de refrigerante, coco maduro, corda, cabo de vassoura, galho de árvore, tampinhas, cola branca, jornais, caixas de fósforos, barbante, tesouras, palitos de fósforo, fita adesiva, fita dupla face, fita crepe, tampa de panela, grãos (arroz, milho, feijão etc.), botões, garrafas descartáveis, aparelho de som, CDs, elásticos, copo de plástico, cilindro de bambu, arame de caderno, caixa de madeira.

AVALIAÇÃO

       A avaliação será feita de forma continua e sistemática, observando o desenvolvimento individual e coletivo do aluno, analisando as atitudes como respeito e compromisso com o aprendizado. Também através do acompanhamento e participação nos trabalhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário