Escola Municipal Recanto Infantil
Projeto Interdisciplinar
EducaSom
Professor
Adroaldo Torres de Deus
2012
APRESENTAÇÃO
A Música é um fenômeno universal, que
está presente na história de todos os povos. E, desde a antiguidade, faz parte do
dia-a-dia das comunidades, manifestando-se, de diversas formas, em ritos,
festas e celebrações das mais diversas. A música tem um papel primordial como
forma de lazer e na socialização das pessoas, pois ela cria e reforça laços
sociais e vínculos afetivos. Além disso, a música exerce um relevante papel na
formação cultural das pessoas, por meio do repasse de ideias, informações e
conceitos, servindo para o aprimoramento do aprendizado.
A música, além de ser uma das formas de comunicação
entre os indivíduos, pode atingir os afetos e sentimentos, incitando os alunos
a expressarem suas emoções. Faz-se necessário explorar a temática da música na escola, já que o
trabalho com a mesma possibilita ao educando o contato, a observação, a
percepção auditiva, assim como oferecer atividades dinâmicas no fazer diário,
possibilitando seu desenvolvimento e sua percepção de mundo.
JUSTIFICATIVA
O “Projeto EducaSom” surgiu da
necessidade de proporcionar ao nosso alunado atividades através de músicas que
fazem parte do seu dia-a-dia, incentivando-o em vários aspectos, como a leitura
e a expressão oral. Surge, a partir daí, uma gama de possibilidades de ações e
trabalhos que podem ser realizados, inclusive com foco nos valores e nas boas
regras de convívio. É de amplo conhecimento que a vivência musical dentro da
Escola possibilita o trabalho das emoções, o desenvolvimento da sensibilidade, a percepção auditiva, a sociabilidade, entre tantas
outras coisas. Por meio da Educação Musical, há a possibilidade de se
proporcionar aos educandos a vivência com outros contextos socioculturais.
Destaca-se, ainda, a oportunidade de ampliação da bagagem cultural com o
aprendizado de músicas variadas.
OBJETIVO
GERAL
Promover
ao educando um contato sistematizado com o universo musical, desenvolvendo o
gosto pela música e reconhecendo-a como elemento da cultura popular.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Desenvolver a percepção auditiva e a memória musical;
- Conhecer a utilização da música em épocas e sociedades distintas;
- Criar relação entre as músicas populares como preservação da cultura popular.
COMPETÊNCIAS
Língua Portuguesa
- Criar paródias de músicas;
- Ler e interpretar letras de músicas diversas;
- Dramatizar letras de músicas;
- Cantar diversos tipos e estilos musicais.
- Compreender a linguagem musical.
Matemática
- Criar músicas envolvendo problemas matemáticos e operações diversas, relacionando-as a diversos conteúdos.
Ciências
- Utilizar letras de músicas para sensibilização;
- Criar paródias mostrando o cuidado com o ar;
- Adquirir o hábito de ouvir;
- Perceber os sons produzidos pelo corpo, os sons produzidos pela natureza etc.
Geografia
- Relacionar músicas com as regiões brasileiras;
- Utilizar letras de músicas na introdução de alguns conteúdos.
História
- Ter contato com a história musical brasileira, a riqueza musical que existe no Brasil e no mundo, e a infinidade de ritmos existentes;
- Conhecer as variações rítmicas de acordo com as regiões;
- Relacionar fatos históricos com letras de músicas.
Artes
- Confeccionar uma bandinha;
- Dramatizar música através de fantoches;
- Criar paródias, desenhos etc.;
- Promover o primeiro festival de música e/ou Concurso de Calouros.
DURAÇÃO: 1 unidade
PLANO DE
AÇÃO
RECURSOS QUE PODERÃO SER UTILIZADOS
O QUÊ?
|
QUEM?
|
QUANDO?
|
Cantar com os alunos diferentes ritmos e
variações musicais.
|
Todas as turmas
|
Durante todo o semestre
|
Criação de paródias com músicas infantis que
fazem parte da rotina dos alunos.
|
Livre
|
Durante todo o semestre
|
Leitura e interpretação de músicas
|
Todas as turmas
|
Durante todo o semestre
|
Pesquisa sobre autores de algumas músicas.
|
Turma
da professora Luciana
|
Durante todo o semestre
|
Coreografias
|
Turma
da professora Nalígia
|
Durante todo o semestre
|
Danças
|
Turma
da professora Sônia
|
Durante todo o semestre
|
Ilustração de músicas diversas
|
Turma
das professoras Julimar, Lourdes, Rita, Valda e Renilda
|
Durante todo o semestre
|
Confecção
de instrumentos musicais
|
Turma
da professora Dalvany
|
Durante todo o semestre
|
Encenações
|
Livre
|
Durante todo o semestre
|
Repente
|
Livre
|
Durante todo o semestre
|
RECURSOS QUE PODERÃO SER UTILIZADOS
Bambu,
Pedrinhas, Latas de refrigerante, coco maduro, corda, cabo de vassoura, galho
de árvore, tampinhas, Bambu, conchinhas, latas de refrigerante, coco maduro,
corda, cabo de vassoura, galho de árvore, tampinhas, cola branca, jornais,
caixas de fósforos, barbante, tesouras, palitos de fósforo, fita adesiva, fita
dupla face, fita crepe, tampa de panela, grãos (arroz, milho, feijão etc.),
botões, garrafas descartáveis, aparelho de som, CDs, elásticos, copo de
plástico, cilindro de bambu, arame de caderno, caixa de madeira.
AVALIAÇÃO
A
avaliação será feita de forma continua e sistemática, observando o
desenvolvimento individual e coletivo do aluno, analisando as atitudes como
respeito e compromisso com o aprendizado. Também através do acompanhamento e
participação nos trabalhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário