sábado, 4 de agosto de 2012

Diretrizes Estratégicas da Instituição




Visão

Ser uma escola de referência em qualidade do ensino no município de Entre Rios, reconhecida pelo atendimento que proporciona a toda comunidade escolar, pelas ações que desenvolve e pelas inovações de suas atividades.

Missão

Oferecer um ensino criativo, inovador e prazeroso, com compromisso e responsabilidade, oportunizando aos alunos o desenvolvimento de competências, habilidades e valores essenciais à sua convivência em sociedade como cidadãos críticos, participativos e conscientes, capazes de interagir e intervir na realidade.

Metas/Medidas de Aprendizagem

8Utilizar criticamente as variadas tecnologias como fontes de informações para construir conhecimento
7Conhecer e identificar a situação ambiental do município utilizando práticas de conservação e preservação na comunidade local e escolar.
Nas escolas municipais de Entre Rios os alunos demonstrarão níveis elevados de desempenho, ou tendências expressivas de avanço, na sua capacidade de:
1 Ler com domínio diferentes tipos de textos; compreendendo a leitura em seus diferentes objetivos;
a)SENSOR- % de alunos que leem no nível da série ou acima;
b) Avaliação do INAD;
c) CAPTAR: % de pais e professores que percebem avanço no nível de leitura dos alunos.

2. Produzir diferentes tipos de textos com clareza, sentido e obedecendo as normas gramaticais;
a)SENSOR: % de alunos que escrevem no nível da série ou acima;
b)Prova Brasil;
c) Avaliação do INAD;
d) CAPTAR: % de pais e professores que percebem o avanço no nível da escrita dos alunos.
3. Expressar-se adequadamente em diferentes situações de interação oral;

a) SENSOR: % de alunos que se comunicam oralmente no nível da escrita.

4. Calcular com agilidade, utilizando estratégias pessoais e ou formas convencionais de resoluções;
a) SENSOR: % de alunos que calculam no nível da série ou acima;
b)Prova Brasil;
c) Avaliação do INAD;
d) CAPTAR: % de pais e professores que percebem, nos alunos, o avanço no nível de calculo.

5. Resolver criticamente situações próprias de sua vivência que os façam pensar, analisar e decidir pela melhor solução;
a) SENSOR:
b) CAPTAR: % de professores que percebem nos alunos avanço em resolução de problema. 

6. Interagir com seus colegas de forma cooperativa e responsável na realização de tarefas comuns, valorizando as diversas contribuições, utilizando o diálogo e o bom senso para soluções coletivas, dentro e fora da escola;
a) SENSOR:% de alunos que interagem com colegas de forma cooperativa e responsável;

b)CAPTAR:% de professores que percebem avanço no trabalho cooperativo dos alunos;
c)Nº  de projetos interdisciplinares centrados no desenvolvimento de atitudes e comportamentos positivos com vistas a integração, coletividade e bom senso.

7. Conhecer e identificar a situação ambiental do município utilizando práticas de conservação e preservação na comunidade local e escolar;
a) Parcerias com o FNDE (através do Projeto Educando com a Horta Escolar);
b) Parcerias com Empresas, ONG’s, Cooperativas, Associações.

8. Utilizar criticamente as variadas tecnologias como fontes de informações para construir conhecimento;
a)% de alunos que utilizam TV, DVD, aparelho de som, retroprojetores, para a realização de atividades escolares;
b)% de alunos que usam a internet e o editor de texto, nas escolas, para auxiliar nos trabalhos escolares. 


Metas Operacionais

Nossas principais linhas de ação para atingirmos nossa missão de aprendizagem são apresentadas a seguir, juntamente com as metas & medidas.

Utilizar o SGI para desenvolver o trabalho diário.

9 - Utilizar o Sistema de Gestão Integrado na Condução do trabalho diário.
a)    Número de escolas com “sinais vitais” do SGI em todos os níveis, observados por comissão conjunta da SME/Escola.

Investir na formação continuada dos Profissionais da educação em busca da qualidade da aprendizagem dos alunos.

10 - Utilizar um sistema de monitoração e a acompanhamento das qualificações dos profissionais da educação
a)    % de profissionais que aplicam ações de avanço voltadas para a aprendizagem.

Ter em curso um sistema ágil de avaliação da aprendizagem, produzindo dados que direcionem a aprendizagem dos alunos.

11 - Utilizar um Sistema de monitoração do progresso dos alunos, originário da SME, como base de ações de avanço nos níveis da aprendizagem.
a)    Nº de escolas que aplicam regularmente o SENSOR ( inclusive sua geração de ações de melhoramento);
b)    CAPTAR:% de professores e técnicos que avaliam positivamente o impacto do SENSOR no progresso da aprendizagem dos alunos.

Envolver a Comunidade escolar no processo de aprendizagem dos alunos

12 - Comprometer a Comunidade escolar na aprendizagem dos alunos
a)Nº de projetos de parcerias a serem elaborados, com foco direto na aprendizagem;
b)Nº de alunos aplicando suas competências e habilidades em ações/projetos de alcance social e comunitário;
c)Nº de alunos envolvidos em ações e projetos.





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